Selésio Jr.

 

ELEIÇÕES À PRESIDÊNCIA DO VASCO DA GAMA
VITÓRIA DA TORCIDA: Fim da Era Eurico Miranda

Caros amigos de faculdade, a partir de hoje e, se Deus quiser (e ele há de querer) durante muito tempo, estarei apresentando algumas notícias e opiniões acerca do mundo esportivo e do entretenimento (que gera curiosidade) nesta coluna do site da Atleticacos. Fico desde já muito agradecido aos integrantes do comitê esportivo do CACOS-UERJ (principalmente ao Guilherme Dutra) pela minha (reiv)indicação à colunista, e a todos os leitores, colegas de faculdade ou não, que apreciarão um discurso opinativo descontraído acerca das curiosidades contemporâneas.

Depois de mais de vinte anos comandando o Vasco e há oito anos na atual gestão da presidência do clube, finalmente, Eurico Miranda, desavença das principais torcidas do Vasco e dos melhores jogadores nos últimos anos, deixa de presidir o Gigante da Colina após perder nas eleições preliminares que decidiram os conselheiros que votariam para presidente. É, meus amigos, após duas tentativas frustradas, enfim Dinamite conseguiu derrubar o “homem-forte do bacalhau”. Há quem diga (e eu sou um destes), que Roberto não conseguira se eleger antes por culpa das eleições fraudulentas que Eurico programava. Chegou-se ao cúmulo de a imprensa divulgar que havia um grande número de votos válidos registrados para Miranda como sendo de sócios já falecidos na ocasião. A justiça teve que intervir para que as eleições tivessem um rumo, digamos, “mais democrático”.

*Curiosidade*: Vocês acreditam que "esse cara" conseguiu expulsar o Roberto da tribuna de honra do estádio de São Januário quando ele assistia a uma partida do Vascão só porque ele era candidato da oposição? Logo o Dinamite, ídolo incontestado do Vasco e afirmado pela torcida e imprensa como maior ídolo do clube? Que cena mais ridícula e inacreditável!!!

A chapa da oposição "Por amor ao Vasco", que teve como candidato à presidência o maior ídolo e maior artilheiro (grandeza e não altura) da história do clube, Roberto Dinamite (de 54 anos), elegeu 120 conselheiros contra 30 da chapa da situação que levava Eurico Miranda (que não compareceu às eleições preliminares) como candidato. Com a derrota, Eurico usou de tática política e se retirou da briga pela presidência, indicando Amadeu Pinto da Rocha (velho de 83 anos), numa tentativa de elegê-lo para continuar com “funções administrativas” (mandando) no Vasco. Em vão! Após as eleições da última sexta, que a chapa de oposição venceu por 140 votos contra 103 da situação, o atual mandatário vascaíno terá que se despedir de seus luxuosos aposentos no clube para ceder lugar à Roberto. Na terça-feira, dia 1° de Julho, Dinamite assume a presidência por três anos e promete já mudar a cara do time logo cedo: Jogadores importantes, tais como Pedrinho e Felipe (ambos ex-atletas do clube e das categorias de base do futsal) já estão a caminho do Vasco. A camisa 11, aposentada por Eurico em homenagem à Romário, voltará à ativa já no próximo fim de semana, e a estátua do artilheiro dos mil gols terá lugar em um outro espaço que não o gramado.

Vitória empolgante para a torcida vascaína, que espera que o clube volte a ter a força e a tradição que sempre teve, quando era chamado pela imprensa e torcida de "Machão da Colina", "Caravela Indomável" e afins; como na década de 20, com o primeiro time de jogadores negros campeão de um campeonato de primeira divisão no Brasil; como na década de 40, com o famoso "Expresso da Vitória", que deu ao Brasil (país) o primeiro título internacional, em 1948, com a Copa Sul-americana e com jogadores que formavam a base das seleções brasileiras consideradas as melhores de todos os tempos; e com, recentemente, ao brilhante sucesso na década de 90 e no ano 2000, que sagrou o time campeão da Libertadores da América e Tetracampeão Brasileiro.

Enfim, preciosos amigos, a empolgação da torcida emerge quando o time mais necessita de uma reabilitação e tenho certeza que isto está claramente e explicitamente descrito no texto, pois não contente em evidenciar os fatos, eu, mero estudante de jornalismo e escritor de colunas, como bom vascaíno que sou, aproveito o espaço para difundir a opinião e demonstrar a satisfação e a extrema felicidade com o fim da Era Eurico Miranda, ou, se preferir, EuRICO Miranda.

 

Este site é melhor vizualido na resolução 1024x728.
Atlética da Faculdade de Comunicação Social da Uerj.
Centro Acadêmico da Faculdade de Comunicação Social da Uerj.
Webdesigner: Guilherme Dutra.